domingo, 23 de novembro de 2008

Introdução



Olá a todos! =)

No âmbito da disciplina de Àrea de Projecto estamos a realizar um trabalho cujo título é "A Deficiência Mental e os avanços da Saúde". Escolhemos este tema porque se trata de uma realidade com a qual não temos contacto no nosso dia-a-dia e que a maioria das pessoas desconhece. Esperamos conseguir poder transmitir uma mensagem com caracter moral para de algum modo esclarecermos a população àcerca deste assunto.
Na nossa sociedade ainda existe muito aquele preconceito sobre o que é "diferente", e por não conhecerem outras realidades, excluem aquelas que desconhecem. Cada vez mais a diferença é uma constante na nossa sociedade e por isso é necessário possuir uma mente aberta para tentarmos perceber outras prespectivas.
O objectivo do nosso blog é sensibilizar e esclarecer um maior número de pessoas àcerca da deficiência mental e dar a conhecer uma realidade como que não lidamos todos os dias. Iremos tratar não só a componente biológica (que factores estão por trás da deficiencia mental) bem como a componente social frisando as suas principais dificuldades.
Para um melhor desenvolvimento do nosso tema iremos trabalhar com uma instituiçao de apoio a deficientes mentais, o Centro João Paulo II em Fátima.
Neste blog vamos colocar todos os avanços do nosso projecto, informações, descobertas, actividades que pretendemos desenvolver, os nossos objectivos, etc.
Com certeza que iremos crescer bastante interiormente e nos iremos tornar melhores pessoas estando mais alerta para outras realidades. Este projecto terá um papel muito importante na nossa construção como seres humanos.

Sintam-se livres para comentarem, questionarem, apresentarem as vossas dúvidas. Todas as ideias são bem-vindas e no que nos for possível responderemos a qualquer pergunta.

=D






Um comentário:

Anônimo disse...

Acho a vossa iniciativa excelente e o primeiro texto tocante.
Sei que depois desta experiência vão com certeza reflectir sobre o que é realmente importante na vida, e o quanto desperdiçamos. Nunca mais serão os mesmos.

Muitas vezes me deparo com situações na rua que uma pessoa com algumas dificuldades motoras, visuais, auditivas, mentais etc...não conseguiria realizar ou ultrapassar. Por exemplo os passeios minusculos, a falta de equipamentos urbanos para invisuais e sobretudo a falta de coisas escritas em Bryle (não sei bem como é que se escreve :P)como ementas, preçarios, livros, jornais revistas...é vergonhoso!
O facto é que muitas pessoas apenas se preocupam ou com elas próprias, ou com as caracteristicas tipicas do ser humano comum. E assim, esquecem-se que existem PESSOAS com necessidades diferentes. Essas pessoas podem ser "diferentes" mas não menos importantes, menos amigaveis, menos sensiveis!
Se o primeiro ministro tivesse um filho com uma deficiência mental...aí é que eu gostava de ver.
É triste apenas nos lembrar-mos que essas pessoas existem mesmo, quando são chegadas a nós.

É PRECISO PENSAR EM TODOS E NÃO SÓ EM ALGUNS!
Façam a diferença, a humanidade agradece...=D