quinta-feira, 14 de maio de 2009

Terapia da fala

A terapia da fala consiste no tratamento e estudo científico da comunicação humana e suas perturbações. O objectivo desta terapia é promover a eficácia comunicativa da pessoa, no seu meio social, educacional e profissional, tendo em consideração quer as suas características pessoais, quer as do meio envolvente, para que, como todas as outras terapias, o paciente se possa integrar melhor na sociedade, permitindo que seja o mais independente possível.

A intervenção do terapeuta poderá ser directa, junto da pessoa com perturbação da comunicação e/ou indirecta, através da troca de estratégias com os seus familiares e outros com os quais conviva frequentemente. Esta terapia, pode ser potencializada quando realizada em parceria com outros profissionais, obtendo melhores resultados.

A capacidade de comunicar eficazmente poderá ser comprometida em qualquer idade, fruto de causas inatas (surdez, deficiência mental) ou adquiridas (lesão cerebral por AVC entre outras). Assim o terapeuta da fala pode desenvolver a actividade no sentido da prevenção, avaliação e tratamento de:
  • Perturbações na interacção e comunicação, perturbações de linguagem (atraso de desenvolvimento da linguagem)
  • Perturbações da fala (perturbação articulatória, disfonias e laringectomias, gaguez)
  • Perturbações da leitura e escrita (dislexia, dificuldades de aprendizagem)
  • Alterações da motricidade e sensibilidade oro-facial (doenças degenerativas, tratamentos pós-traumáticos e pós-cirúrgicos).

Nenhum comentário: