quarta-feira, 13 de maio de 2009

Musicoterapia (Terapia pela musica)

De acordo com a definição da World Federation of Music Therapy musicoterapia “é a utilização da música e/ou de seus elementos constituintes (ritmo, melodia e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo.”

A música desempenha um papel muito importante quer no desenvolvimento pessoal como social mais equilibrado e mais harmonioso. Exerce ainda uma influência sobre os aparelhos respiratório, digestivo e circulatório, bem como sobre o sistema nervoso. Trabalha todo um conjunto de sons de forma a produzir efeitos biológicos para eliminar patologias ou dificuldades.

Aliada a outras actividades, a música, contribui para uma aprendizagem de maior qualidade, pois desenvolve-lhes as capacidades mentais como a capacidade de expressão oral, auto-estima, segurança, imaginação, capacidade de criar, motricidade, socialização, capacidade de organização e outros objectivos terapêuticos relevantes, a fim de atender as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.

Esta terapia tem como objectivo desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo, para que a criança alcance uma melhor qualidade de vida/ independência, através de prevenção, reabilitação ou tratamento. Tem diversas áreas de intervenção, nomeadamente a psiquiatria, psicologia, socialização e comunicação.

No que toca à prevenção, a musicoterapia é utilizada no controle de problemas somáticos (reabilitação de acidentes vasculares), melhoramento de coordenação motora nos idosos, crianças, ou jovens portadores de deficiências neurológicas.

O processo da musicoterapia pode desenvolver-se de acordo com vários métodos. Alguns são receptivos, ou seja, quando o musicoterapeuta toca música para o paciente mas, na maior parte dos casos, a musicoterapia é activa, ou seja, o próprio paciente toca os instrumentos musicais, canta, dança ou realiza outras actividades em conjunto com o terapeuta.

A forma como o musicoterapeuta interage com os pacientes depende dos objectivos do trabalho e dos métodos que ele utiliza. Em alguns casos as sessões são gravadas e o terapeuta realiza improvisações sobre os temas apresentados pelo paciente, em que este deve em seguida interpretar musicalmente a musica produzida durante a sessão. Outros preferem métodos que utilizem apenas o improviso sem a necessidade de interpretação.

Um comentário:

Margarida Azevedo disse...

Parabéns pelo vosso trabalho! Descobri-o nas minhas pesquisas sobre musicoterapia.
Boa continuação!
M.