quarta-feira, 13 de maio de 2009

Hidroterapia

Entende-se por Hidroterapia o tratamento pela água sob diversas formas e a temperaturas variáveis.

A água é um óptimo meio para exercícios, pois oferece oportunidades estimulantes e permite realizar actividades que não estão dentro dos programas tradicionais de exercícios em solo. Confere maior liberdade de movimentos, pois possibilita trabalhar grandes grupos musculares em grandes amplitudes de movimento, em diferentes direcções ao mesmo tempo de forma segura.

O poder curativo da água baseia-se sobretudo na reacção do corpo a estímulos térmicos, exercidos pela água, e à sensação de bem-estar que esta provoca. O calor tanto tende a acalmar e relaxar o corpo, através da diminuição da actividade dos órgãos internos, como a aliviar os espasmos, mesmo que seja um alívio temporário, e o frio estimula e revigora os músculos, activando a circulação sanguínea.

A hidroterapia trás benefícios relacionados com a tonificação corporal, rejuvenescimento do corpo e a estimulação digestiva, circulatória, respiratória e imunitária.

As técnicas mais utilizadas nesta terapia são os banhos de imersão completos ou parciais, duches, massagens, saunas e compressas.

Este tratamento reduz a sensibilidade à dor, melhora a consciência corporal, equilíbrio e a estabilidade do tronco. Tem também uma vertente psicológica contribuindo para melhorar a moral e autoconfiança do paciente, ajudando de alguma forma a que o paciente se torne mais independente.

Nenhum comentário: