quarta-feira, 20 de maio de 2009

Fisioterapia

A Fisioterapia, em sentido amplo, é a ciência que estuda o movimento humano. Em relação à área de saúde, está voltada para o entendimento da funcionalidade humana, abrangendo as mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que tem o objectivo de avaliar, tratar, minimizar, prevenir e curar as mais variadas disfunções bem como intervir na reabilitação e reintegração.

Em indivíduos sob atenção do fisioterapeuta para recuperação funcional de lesões e/ou disfunções, podem ser desenvolvidas acções preventivas mais complexas, como a prevenção de incapacidade respiratória numa vítima de um dado quadro neurológico.

Em relação ao processo de reabilitação, tem por objectivo restaurar os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença ou acidente, até tornar possível devolver o indivíduo ao seu lugar anterior na sociedade, ou o mais perto disso, tornando-o o mais funcional e autónomo possível. Para isso o fisioterapeuta integra uma equipa multiprofissional de reabilitação juntamente com enfermeiros, terapeutas ocupacionais, médicos e psicólogos
.

Nenhum comentário: