domingo, 3 de maio de 2009

Deficiência Mental - O que é?

Deficiência Mental
O conceito de deficiência mental é relativo de cultura para cultura pois este tem a ver com o facto de a pessoa satisfazer as necessidades e possuir as capacidades vigentes na cultura em que está inserido.

Vulgarmente a deficiência mental é caracterizada por uma limitação em qualquer área do funcionamento humano, considerada abaixo da média geral, nomeadamente a nível intelectual tendo os portadores desta deficiência problemas de adaptação ao meio envolvente.

O funcionamento intelectual geral de um indivíduo é definido pelo Quociente de Inteligência (QI) e, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) a deficiência mental pode ser dividida em quatro níveis/graus de acordo com o QI dos indivíduos (profundo, severo, moderado, leve).

O grau da deficiência mental irá depender também da história de vida do paciente, particularmente, do apoio familiar e das oportunidades vivificadas, bem como das necessidades de apoio e das perspectivas de desenvolvimento.
  • Graus de Deficiência

Profundo – estes indivíduos possuem um QI abaixo de 20 com uma incapacidade total de autonomia podendo viver em completo estado vegetativo. Precisam de supervisão constante e estão bastante dependentes de outras pessoas.


Severo/Agudo – apresentam capacidade de comunicação muito reduzida existindo no entanto probabilidade de adquirir hábitos de autonomia. Podem aprender de uma forma linear necessitando de constantes revisões. Têm um QI entre 20 e 35.


Moderado – são pessoas que podem ser capazes de adquirir hábitos de autonomia e de realizar certas atitudes bem elaboradas. Em adultos podem frequentar lugares ocupacionais, mas necessitam de supervisão constante. Apresentam um QI entre 36 e 52.


Leve/Ligeiro – apresentam um QI entre 53 e 70. São casos perfeitamente educáveis que podem realizar tarefas mais complexas. Capazes de se inserirem convenientemente na sociedade necessitando apenas de supervisão perante situações económicas e sociais sofisticadas.

Nenhum comentário: