quarta-feira, 13 de maio de 2009

Cinoterapia

Hoje em dia na área da deficiência mental as instituições esforçam-se, todos os dias, para implementar novas formas de terapias, de modo a promover novas formas de bem-estar e felicidade aos seus utentes. Assim, devido às limitações que estes apresentam, cada vez que existe uma nova possibilidade de entrevir, esta é sempre recebida com muita esperança e alegria.

No ramo das terapias, as com animais têm vindo a evoluir muito, sendo cada vez mais utilizadas em várias vertentes.

Cinoterapia é uma terapia facilitada por cães, onde profissionais de diversas áreas utilizam este instrumento como estimulador e facilitador da reabilitação do paciente.

Tal como é do senso comum, o cão é um excelente animal em estabelecer contacto com os seres humanos. É um facilitador social nato, incentivando os utentes às brincadeiras e jogos. Assim as barreiras existentes entre seres humanos devido a timidez, desconfiança e retraimento são vencidas quase que espontaneamente na relação entre o ser humano e o cão. Esta terapia é então, por si só, um estimulo multissensorial.

A cinoterapia pode assim ter duas vertentes: a cognitiva e a afectiva, componentes que se completam mas sendo sempre privilegiada a componente afectiva.

Nenhum comentário: