domingo, 23 de novembro de 2008

Pequena Reflexão =)

Aqui vai uma pequena história...

Há alguns anos, nas olímpiadas especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental, alinharam-se para a largada da corrida de 100 metros rasos. Ao sinal, todos partiram, não exactamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar.
Um dos garotos tropeçou no asfalto, caiu e começou a chorar. Os outros ouviram o choro, diminuíram o passo e olharam para trás.
Então viraram e voltaram. Todos eles.
Uma das meninas com Síndrome de Down ajoelhou-se, deu um beijo no garoto e disse: - Pronto, agora vai sarar! E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até à linha de chegada. O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos...
Talvez os atletas fossem deficientes mentais....
Mas com certeza, não eram deficientes espirituais...


"Isso porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir os nossos passos..."


Dá que pensar não é? Pois...
Partilhem connosco os vossos pensamentos!
Que dizem da história?

Introdução



Olá a todos! =)

No âmbito da disciplina de Àrea de Projecto estamos a realizar um trabalho cujo título é "A Deficiência Mental e os avanços da Saúde". Escolhemos este tema porque se trata de uma realidade com a qual não temos contacto no nosso dia-a-dia e que a maioria das pessoas desconhece. Esperamos conseguir poder transmitir uma mensagem com caracter moral para de algum modo esclarecermos a população àcerca deste assunto.
Na nossa sociedade ainda existe muito aquele preconceito sobre o que é "diferente", e por não conhecerem outras realidades, excluem aquelas que desconhecem. Cada vez mais a diferença é uma constante na nossa sociedade e por isso é necessário possuir uma mente aberta para tentarmos perceber outras prespectivas.
O objectivo do nosso blog é sensibilizar e esclarecer um maior número de pessoas àcerca da deficiência mental e dar a conhecer uma realidade como que não lidamos todos os dias. Iremos tratar não só a componente biológica (que factores estão por trás da deficiencia mental) bem como a componente social frisando as suas principais dificuldades.
Para um melhor desenvolvimento do nosso tema iremos trabalhar com uma instituiçao de apoio a deficientes mentais, o Centro João Paulo II em Fátima.
Neste blog vamos colocar todos os avanços do nosso projecto, informações, descobertas, actividades que pretendemos desenvolver, os nossos objectivos, etc.
Com certeza que iremos crescer bastante interiormente e nos iremos tornar melhores pessoas estando mais alerta para outras realidades. Este projecto terá um papel muito importante na nossa construção como seres humanos.

Sintam-se livres para comentarem, questionarem, apresentarem as vossas dúvidas. Todas as ideias são bem-vindas e no que nos for possível responderemos a qualquer pergunta.

=D